segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Super Mario World - Uma analise




Super Mario World também conhecido como "Super Mario Bros 4" no Japão  com certeza é um dos jogos mais populares de todos os tempos, isso se deve ao fato do extremo sucesso do console "Super Nintendo" lançado em 1990 e que trouxe "Super Mario World" junto pra demonstrar tudo que o console de 16 bits podia oferecer. 

Mas não foi apenas isto que fez de Super Mario World um jogo tão popular e também de um enorme sucesso, um excelente level design que além de trazer referencias aos jogos anteriores trazia um ar de liberdade não presente nos outros jogos da série, um mapa fantástico e uma trilha sonora aguçada, tudo isto contribuíram para o sucesso do jogo, e o mais engraçado é que Super Mario World é um dos jogos  mais simples do Super Nintendo.

Super Mario World vendeu 30 milhões de cópias, se tornando um dos jogos compostos (vendidos juntamente com o console) mais vendido de todos os tempos, além de ser inspiração pro surgimento de várias franquias como "Donkey Kong Country".



Super Mario World possui um dos melhores "levels designers" de todos os tempos, ao mesmo tempo que as fases lhe proporcionam um certo desafio te dão um ar de liberdade, pois você pode interagir com elementos e power-ups pra driblar a dificuldade, elementos com o botão "P", agora podem ser carregados e apertados aonde você desejar.

O mapa é incrível  é impressionante a criatividade da produtora pra colocar segredos no mapa e fases secretas, o jogo possui 7 mundos, normalmente em um mundo só você encontra diversos tipos de fase, mesmo alguns serem dentro de cavernas e até em uma floresta, uma pena que não há elementos de interação no mapa, mesmo assim isto não atrapalha em nada o jogo.

Há tambem 2 mundos especiais no jogo, que podem ser acessados a qualquer momento. Uma grande novidade de Super Mario World é o fato do jogador poder ir na mesma fase diversas vezes, o que realça o ar de liberdade do jogo, alem disto o jogador pode escolher que caminho seguir, não é obrigado a passar todas as fases e ha várias maneiras de se chegar ao castelo final.


Diversos elementos, jogabilidade incrível!

É incrível a evolução na jogabilidade, de Super Mario Bros até Super Mario World, movimentos mais precisos, pulos menos incertos habilidades aperfeiçoadas, o jogo traz toda uma reformulação da era de Super Mario Bros, e novos itens que veremos a seguir:


Cape Feather: Uma espécie de pena que dava a Mario uma habilidade de voar, e quanto mais se praticava, mais podia voar, pois ela possuia um sistema de "para-quedas", que fazia Mario planar no ar, alem de poder dar um "estouro" no chão.

P-Balloon: Faz Mario virar uma especie de "bexiga", fazendo com que voe no ar com muita facilidade, porem só dura alguns segundos.

Yoshi Coin: Uma moeda inspirada no nosso amigo Yoshi, ao coletar 5 delas em uma fase, o jogador consegue um vida-extra.

 Yoshi’s Wings: É um par de asas semelhantes as que as "koopas" usam, só pode ser usada pelo Yoshi, que quando pega elas, se teletransporta para os céus e fica de coloração azul (mais adiante falarei sobre Yoshi e suas colorações).



P-Switche Cinza: A P-Switch cinza transformará alguns inimigos (como os Spines), em coins prateados. Eles agem em um período de tempo, depois, o efeito acaba.

3-Up Moon:Adquirindo, terá três vidas extras. Há 7 em todo o jogo, cada uma em um mundo, normalmente se encontram muito bem escondidas.

Novo e importante personagem.


Super Mario World trouxe o que seria um dos maiores e mais populares personagens da Nintendo, o dinossauro amigo do Mario "Yoshi", sua aparição em Super Mario World foi tão significativa e fez com que o publico tivesse um carisma pelo personagem.
Os Yoshi's são encontrados em boa parte das fases em coloração verde, mas podem ser encontrados em mundos especiais em outros cores:

 Yoshi Verde: É o mais comum dos Yoshi's, são encontrados por toda a parte, não tem nenhum poder especial, só quando engole um casco, o verde ele só cospe, o amarelo ele da um estouro no chão, o vermelho ele solta fogo e com o azul ele pode voar.

 Yoshi Amarelo: É encontrado na "Star Road", normalmente na forma de "Baby Yoshi" este Yoshi possui a habilidade de dar um estouro no chão ao engolir qualquer casco de tartaruga.

 Yoshi Azul: Também é encontrado na "Star Road" normalmente na forma de "Baby Yoshi", mas o Yoshi verde pode se transformar nele ao usar a "Yoshi Wing", possui a habilidade de voar ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi Vermelho: Também é encontrado na "Star Road" normalmente na forma de "Baby Yoshi", possui a habilidade de cospir fogo ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi traz um sentido a mais pro jogo, pelas variações de cores funcionarem como power-ups.


Mapa fantástico e segredos mil.

Super Mario World foi o primeiro jogo da série a trazer fases com 2 saídas  uma normal e outra secreta, com a ajuda de um mapa fantástico  estas fases faziam você avançar com precisão, pegar atalhos e ativar os blocos de exclamação. 

O mapa foi muito bem construído  com grandes atenção aos detalhes, usando praticamente toda a área do jogo, o que garantia inúmeras horas de jogo, ainda mais para jogadores iniciantes, era uma grande introdução na franquia. Só uma pena que o modo batalha para 2 jogadores introduzido em "Super Mario Bros 3" não tenha continuado.








Muitos bugs

É indiscutível a infinidade de "bugs" em Super Mario World, alguns sprites não foram muito bem trabalhados como o botão "P", era possível com a ajuda de um Yoshi duplicar seu poder, alem disso não são raras as vezes em que um bloco faz você entrar dentro da parede. Outro bug muito comum no jogo é você chegar no final da fase e o "goal" simplismente desaparecer do nada.

Outra coisa que foi sentida por alguns jogadores é o fato de fases terem menos de 5 "Yoshi Coins", ha fases que inclusive não tem nenhuma delas, o que frusta alguns jogadores (este erro foi corrigido na versão para o "Game Boy Advance denominada de "Super Mario Advance 2").

Nota-se no entanto que estas falhas de Super Mario World são devido ao fato de ser o primeiro jogo de Super Nintendo, assim como aconteceu em Super Mario Bros, são falhas pequenas e dificilmente atrapalham em algum momento da jogatina





O mistério por trás de Sunken Ghost Ship


Uma das fases mais obscuras da série Mario é o Sunken Ghost Ship (ou Misterioso Navio Afundado, de acordo com a Super Mario Wiki). Mas o que poucos sabem é que esta fase mantém uma grande relação com o jogo anterior,Super Mario Bros 3.

Para começar, o jogo é conhecido no Japão como Super Mario Bros 4: Super Mario World (スーパーマリオブラザーズ 4:スーパーマリオワールド ou Suupaa Mario Buraazu 4: Suupaa Mario Waarudo). Segundo o jogo, depois dos acontecimentos de Super Mario Bros. 3, Mario, Luigi e Peach resolvem tirar férias numa ilha tropical. Porém, Bowser reúne seus filhos (os Koopalings, importados diretamente de Super Mario Bros. 3) para novamente causar problemas aos encanadores.

O Sunken Ghost Ship, encontrado na entrada do Vale do Bowser (Valley of Bowser) nada mais é do que um dos Dirigíveis (Airships) que Mario visitou para tentar recuperar as Varinhas Mágicas (Magic Wands) em sua última aventura.











Na primeira parte da fase, você explora o convés do navio, com os mesmos Bill Blasters tentando te detonar. Ao entrar no cano, você estará numa área nunca antes vista. Seria o equivalente à área onde a tripulação se localiza. Daí o motivo de tantos Boos: o dirigível afundou e a tripulação se transformou em Boos (em outras palavras, morreu todo mundo).

 A última área é a equivalente da área onde enfrentamos o chefe das Fortalezas originais — geralmente um Boom Boom. Porém, como a nave foi afundada, esta área está na horizontal. No fim, podemos notar uma Bola "?" (ou ? Ball), que, assim como no jogo anterior, é o item que se deve adquirir para progredir.






Super Mario World teve uma versão beta


Super Mario World é um grande clássico do SNES criado no início da década de 90, e particularmente ele foi muito importante para nós, digamos que se esse jogo não existisse, esse blog provavelmente não existiria também. 

Porém o que muita gente não sabe é que esse jogo teve uma versão BETA, como vários jogos também tiveram, que diferenciava bastante da versão final.Apesar de não existirem boas imagens do BETA, podemos ter uma ideia de como era a ideia inicial desse clássico. As cores do jogo seguiam o padrão de cores do NES, ganhando cores mais vivas quando o jogo foi finalizado para SNES.






A tela inicial lembra bastante a da versão final, porém junto com o título "Super Mario World" encontramos escrito "Super Mario Bros". Também podemos ver que Yoshi está presente na ideia inicial do jogo. Super Mario Bros 3 foi o primeiro jogo do Mario que continha mapa, porém eram vários mapas separados. Em Super Mario World a ideia era ter um mapa único, com fases espalhadas por ele, espalhadas de um jeito um tanto bagunçado aliás. Isso era planejado desde aquela época, eles criaram uma ilha com formato de cogumelo, onde Mario passava pelas fases e abria novos caminhos. Como todos sabemos essa ideia foi mantida na versão final, porém com um mapa mais trabalhado e com caminhos secretos. Olhando o mapa podemos perceber também que a casa do Toad estaria no jogo, sendo removida futuramente e provavelmente substituida pela casa do Yoshi.




Foram mudadas também a Flor de Fogo, ela seguia o padrão clássico da série Super Mario Bros. Raccon Mario também estaria presente no jogo, no fim foi trocado pela capa amarela. A finalização do visual de Mario e dos personagens melhorou, porém eu ainda prefiro os Goombas da versão beta que se pareciam mais com os clássicos. Existia também uma espécie de moedas maiores, que provavelmente serviram de inspiração para criarem as Moedas Dragão. Os Koopalings e o Magikoopa também aparecem nas imagens.



Nota Final
10



 Super Mario World é o clássico dos clássicos  não somente em popularidade, mas em sucesso e enredo, ao mesmo tempo que se mantem fiel a formulas dos jogos anteriores da série consegue mostrar uma infinidade de novidades, além de servir de inspiração até hoje para jogos de plataforma.

3 comentários:

  1. best game of all times XD

    ResponderExcluir
  2. Quando eu tinha 4 anos,ganhei um Super Nintendo já usado que vinha com a fita do Super Mario World!!!Eu sempre tentei conseguir a tal de ''Laser Suit''.Mas,nunca consegui.......Like!

    ResponderExcluir
  3. Realmente um dos melhores jogos do Mario, se não for o melhor !

    Abraços.
    Jogos do Mario

    ResponderExcluir