sábado, 27 de outubro de 2012

Super Mario Bros 3 - Uma Análise


Consideramos por muito como o melhor jogo da série Mario de todos os tempos, Super Mario Bros 3 é um exemplo do que um console 8 bits da Nintendo podia oferecer, gráficos, sons e jogabilidade de altíssima qualidade para a época, depois da "confusão" gerada pelas versões diferentes de Super Mario Bros 2, a Nintendo devia um jogo no minimo espetacular para os fãns de Super Mario Bros e ela conseguiu.

É indiscutível o sucesso de Super Mario Bros 3, aparições em filmes, desenhos e séries, citado por várias revistas como um dos melhores e mais influentes jogos de todos os tempos, além de servir de inspiração até hoje para os jogos modernos da série Mario.

Super Mario Bros 3 foi lançado em 1989 no Japão e 1990 no Estados Unidos, vendou mais de 14 milhões de cópias se tornando o jogo individual (sem ser vendido com o console) mais vendido de todos os tempos, na época o jogo serviu inclusive como ideia para brindes para maior empresa de Fast-food do mundo, o McDonald's.

Nas próximas linhas, vamos ver o que fez de Super Mario Bros 3 um enorme sucesso.



Super Mario Bros 3 conseguiu reunir tradição com renovação, é impressionante como o jogo se encontra basicamente nos mesmos moldes de Super Mario Bros e ao mesmo tempo parece tão inovador, Super Mario Bros 3 traz uma jogabilidade nova, graças a vários novos power-ups adicionados ao jogo, como a roupa de sapo,   roupa de guaxinim, dentre outros.









Os gráficos também tem uma imensa melhorada em relação a Super Mario Bros mostrando um potencial gráfico esplendido do console de 8 bits da Nintendo.

As músicas são sensacionais, desde o tema principal, até as fases de bons  o repertorio é incrível  fases com maior agilidade e dificuldade, tem uma música mais agitada, enquanto fases de aguá tem musicas mais calmas.



Velho jogo, mecânicas novas!

Agora o reino do cogumelo possui um lindo mapa, que é divido em 8 mundos, cada mundo possui características, inimigos e até power-ups próprios que normalmente encontramos nele, temos o mundo do deserto, mundo gigante, mundo do céu, mundo do gelo e muito mais.
Mario agora possui também novas formas embaladas pelos novos power-ups:

Raccoon Leaf: É uma folha que dá ao Mario uma fantasia com orelhas e cauda de guaxinim. Sob efeito da Raccon Leaf Mario é chamado de Raccoon Mario, pode usar a cauda para bater em seus adversários, consegue uma queda mais suave ao pular e pode voar. Para voar Mario deve correr até preencher o marcador power depois pular. Mario consegue voar enquanto tiver energia no marcador que vai diminuindo gradativamente.




Frog Suit: É uma fantasia de sapo que dá ao Mario uma enorme facilidade e agilidade para nadar. É conhecido como Frog Mario.





Tanooki Suit: Transforma-o em Tanooki Mario. É como uma versão progredida Raccon Leaf, que dá ao Mario uma fantasia de Tanooki (personagem do jogo, encontrado em Super Mario Sunshine, baseado em um animal chamado Cão-Guaxinim Japonês "Tanuki") que o permite voar e, como esse item é baseado em uma criatura do folclore japonês, também permite que Mario se torne uma estátua deixando-o temporariamente invencível ao apertar a seta para baixo e Y.





Hammer Brother's Suit: É uma fantasia baseada no inimigo Hammer Brothers que permite que Mario, assim como o inimigo que inspira a fantasia, atire martelos contra os adversários. É chamado de Hammer Mario.





Goomba's Shoe ou kuribo's shoe: É uma grande bota verde que Mario veste e assim pode pisar em inimigos que possuem espinhos ou andar sobre superfícies que originalmente o machucariam.Só pode ser conseguida em uma fase ao matar o goomba que está usando ela destruindo um bloco quando ele estiver em cima.



P-Wing: Abreviação para Power Wing transforma Mario em Racoon Mario e faz com que o marcador power que permite o voo fique com carga máxima durante toda a fase.Mas só por uma(o efeito vale se você entrar num cano do mapa).





Jugem's Cloud: É uma nuvem que deve ser usada na tela do mapa, ao usa-la Mario pode passar por uma fase sem precisar joga-la.




Warp Whistle: É uma flauta que leva Mario ao mapa do Warp Zone. Nesse mapa Mario pode selecionar para qual dos mundos do jogo ele deseja avançar. Existem três Warp Whistles em todo o jogo, o uso correto delas permite ao jogador avançar sem jogar vários mundos e terminar o jogo em um tempo muito mais baixo do que o normal. Esse item é baseado no item de mesmo nome da série The Legend of Zelda



Music Box: Uma caixa musical que quando usada altera a melodia do jogo e faz com que os inimigos Hammer Brothers durmam, assim Mario pode passar por eles sem lutar.



Hammer: Um martelo que pode ser usado na tela do mapa para quebrar pedras que bloqueiam o caminho.






Anchor: Obriga a nave de um dos filhos de Bowser ficar parada no mapa, evitando, com isso, que ela voe para lugares onde você não passou no mapa.




O jogo alem de possuir power-ups pra se usar nas fases, tem também power-ups que podem ser usados no mapa, além disso você pode entrar nas casas do Toad pra ganhar mais power-ups e guarda-los em uma lista imensa, além disso existem fases de bônus pra ganhar vidas-extras também.



O jogo possui novos itens pelos cenários que Mario pode interagir, com o botão "P" que transformar moedas em bricks blocks e virce-versa, alem de blocos que caem assim que Mario interage com eles e os famosos "music blocks" que fazem Mario saltar!


Mario agora tem novas habilidades também, Mario consegue carregar objetos, como cascos de tartarugas o que pode ser muito útil pra se proteger de inimigos.








Sobre o mapa do jogo há Hammers Brothers que podem atacar Mario, se Mario passar por eles ou virce-versa resultando em uma fase de desafio, onde Mario deve matar um ou mais deles pra ganhar algum item. Cada mundo possui de 8 a 12 fases, e cada mundo possui uma ou mais fortalezas onde Mario enfrenta Bom Bom, e no final de cada mundo, Mario enfrenta um dos filhos do Bowser em um de seus navios voadores os famosos " Airship".

Modo multiplayer retorna e com novidades.


Depois de dois jogos da série Mario, sem multiplayer, em Super Mario Bros 3 a mecânica volta com tudo,  e melhor ainda, agora alem da aventura principal (sendo que os dois usam o mesmo mapa e cada um passa uma fase), tem a opção de batalha, se Mario entrar na fase passada por Luigi, ou vice-versa eles vão para um campo de batalha, referencia direta a "Mario Bros (1983)", quem vencer ganha seu nome na fase, essa mecânica é bem legal e divertida.



Atenção antes de começar a sessão "Reprovado", quero dizer que foi muito, mas muito dificil mesmo encontrar aspectos negativos em Super Mario Bros 3, tudo que vai ser dito a seguir são apenas detalhes que não atrapalham em nada a ótima experiencia do jogo.

Fases curtas.

A exemplo dos jogos anteriores, as fases em Super Mario Bros 3 são bem menores e você normalmente as termina rapidamente, são raras fases grandiosas, mesmo assim graças ao incrível talento da Nintendo ela consegue colocar segredos em quase todas as fases.


Mundo 3 de Super Mario Bros 3 é o mapa do Japão!


Isso mesmo se você nunca tinha notado, comece a notar agora, o World 3 de Super Mario Bros 3 na verdade é o Mapa do Jpão em 8-bits, fica bem claro que a Nintendo queria fazer uma grande homenagem ao país da empresa e também do criador do Mario Shigeru Myamoto.

Mundo 7 de Super Mario Bros 3 forma 3 canos gigantes.


Olhe bem pra este mapa, não é apenas um mapa, é uma mapa super bem arquitetado, isso mesmo jogador, você que jogou todos estes anos Super Mario Bros 3 e não sabia disso, pode se supreender, o mapa do World 7 de Super Mario Bros 3 forma 3 canos gigantos, não é atoa que o mundo é conhecido como "Pipe Land".

Super Mario bros 3 pode ter sido apenas uma peça teatral.



Princesa ousada na versão americana de Super Mario Bros 3

Existe diversas diferenças entre as versões japonesas e americanas de Super Mario Bros 3, mas a mais curiosa é depois que Mario mata Bowser e salva Pech, na versão japonesa ela apenas diz:
"Obrigado Mario, agora o reino do cogumelo esta em paz novamente"
Na versão americana, porém, ela é mais ousada:
"Desculpe Mario, mas sua princesa esta outro castelo...Ha ha brincadeira. Tchau, tchau!"

É notável a clara referencia que Peach faz a Super Mario Bros.


Nota Final
10



Super Mario Bros 3 é uma verdadeira obra prima dos games, é indiscutível sua qualidade pra um vídeo game de plataforma em 8-bits, cada fase, gráfico e musica foram feitas detalhadamente juntando com uma jogabilidade esplendida  graças a vários power-ups incríveis e vários elementos no qual se pode interagir no cenário. Com tudo isto, Super Mario Bros 3 deixou sua marca para sempre na história dos jogos eletrônicos.

5 comentários:

  1. prefiro smw, mas smb3 é incrível msm

    ResponderExcluir
  2. Realmente 10, inclusive com os gráficos atualizados na versão SNES !

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. o super mario world apenas pegou todas as ideias do smb3 e aperfeiçoou. O Super Mario 3 do NES sim foi o grande jogo revolucionário.

    ResponderExcluir
  4. show de bola esse jogo estou jogando ele através da versão do WII

    ResponderExcluir
  5. show de bola esse jogo estou jogando ele através da versão do WII

    ResponderExcluir