sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Super Mario Bros 2 (Madness) - Uma Analise


Super Mario Bros 2 tambem conhecido por "Super Mario Madness" foi o segundo jogo do Mario lançado nos Estados Unidos, se a grande reclamação de Super Mario Bros - The Lost Levels foi a falta de novidades, em Super Mario Bros 2 estas novidades chegam até meio que exageradas. A grande questão é que este jogo é mais um titulo preguiçoso do Mario, ele nada mais é que o jogo "Doki Doki Panic" (que foi lançado apenas para o Japão) só que com todos gráficos modificados por elementos do Mario.
Até ia deixar esta notação para a sessão "Curiosidades", o problema é que não podemos avaliar "Super Mario Bros 2" sem avaliar "Doki Doki Panic", além do mas, só o fato de o jogo ter sido criado em cima de outro jogo já perde muitos pontos, principalmente em criatividade, coisa que os jogos do Mario sempre trazem e em grande estilo.



















Mas mesmo sendo mais um titulo preguiçoso da Nintendo, ele brilha e muito, graças a grande competência da Nintendo.



O jogo é divido em 6 mundos, com 3 faeses em cada mundo, exceto pelo ultimo, em que possui somente duas fases. Você pode escolher entre Mario, Luigi, Peach e Toad para encarar a aventura, as principais "armas" dos jogadores são alguns "nabos", "cebolas", dentre outros plantados pela fase em que você pode arremessar nos inimigos, os personagens podem tambem ultilizar os proprios inimigos pegando eles e atirando em outros, o sistema de vida é bem simples, são corações que conforme você vai pegando cogumelos, vai aumentando-os, quando você tem apenas um coração o personagem dinimiu, mesmo sistema de Super Mario Bros. A estrela também aparece no jogo e funciona da mesma maneria como em Super Mario Bros, o sistema não possui contador de moedas nem o "score".



Os gráficos do jogo são muito lindos, o acabamento dos graficos de cada fase, foram feitos detalhadamente, arvores e plantas dão mais visualidade as fases.
A trilha sonora também é linda de se ouvir, e quando Mario entra no "Submundo" (quando Mario pega uma porta vermelha e entra nela), toca a musica tema de Super Mario Bros, tudo muito lindo de se ouvir e claro, sempre gruda no ouvido!

Melhora significativa da jogabilidade.

Uma melhora significativa na jogabilidade pode ser sentida nos primeiros minutos de jogo, mas esta melhora só vale se você escolhe Peach ou Luigi, Mario e Toad tem a jogabilidade ainda pior que em Super Mario Bros/Super Mario Bros - The Lost Levels, ainda sim, eles são mais rápidos e resbalam menos, o que ajuda e muito.


Novas táticas, novos conceitos que pegaram.

Muitos falam que "Super Mario Bros 2" é a ovelha negra da era "Super Mario Bros", mas pensando melhor, tem muita coisa em Super Mario Bros 2 que inspirou e ainda inspira novos jogos do Mario, pra começar foi o primeiro jogo em que Mario consegue assegurar e atirar coisas.





Super Mario Bros também traz inimigos que apareceriam em vários outros jogos da série, o mais comum é o "Pokey", aquele inimigo que é formado por varias bolas de espetos, ele aparece em quase todos os outros jogos da série Mario Bros. Shy Guys bastante comum em Super Mario Bros 2 aparecem em jogos como "Yoshi Island" e "Super Mario 64", "Birdo" um mini-chefe de Super Mario Bros 2 aparece em vario jogos de esporte da série Super Mario e dá as caras em "Super Mario RPG".



Fora do estilo


Se tem uma coisa que a Nintendo sempre foi boa em fazer, é fazer jogos do Mario, sem perder o estilo principal, até "Super Mario RPG", tem estilo clássico  até os jogos em 3d como "Super Mario 64" apelam pra nostalgia do jogo, mas em Super Mario Bros 2, praticamente nada foi aproveitado dos jogos anteriores, pra uma série que "Mais do Mesmo" é fundamental pra se fazer um jogo bom, Super Mario Bros 2 peca ao tentar inovar!

Cade o modo pra 2 jogadores?

Escolher entre 4 personagens pra jogar, é legal, mas seria mais legal ainda jogando com 2 pessoas, além do jogo ser extremamente curto, jogar sozinho pode ser mais tedioso ainda.




Birdo é macho?!



Talvez a mais surpreendente e a maior curiosidade de Super Mario Bros 2 seja o fato do mini-chefe com um lacinho rosa na cabeça ser macho, isso não é inventação, nem especulação, o próprio manual do jogo fala isso: 

"Ele pensa ser uma garota e gosta de ser chamado de Birdetta. Ele gosta de usar um laço na cabeça e atira ovos de sua boca."

Isso não está incorreto em termos de tradução. Birdo é conhecido como Catherine no Japão, e também em alguns manuais de Wario's Woods. No Japão, Catherine é macho, e gosta de acreditar que é uma fêmea. Assim como Birdo, ele gosta de ser chamado de Cathy como o oposto de seu nome real. A misconcepção de que o personagem é fêmea no Japão se deve ao fato de que Catherine é um nome feminino, mas dificilmente alguém traduziu seu perfil japonês, que diz que ele é macho desde de sua aparição em Doki Doki Panic. Devido a sua natureza, "ele" e "ela" são aceitáveis quando nos referimos à (ao) Birdo.
Em Super Mario Strikes, Birdo tambem é definido como macho, porem em outros jogos como "Super Smash Bros Brawl" seu sexo aparece escrito como "indefinido", que confusão, hein!

Super Mario Bros 2 não é somente um sonho!



Esse é provavelmente o maior erro da série, cometido até mesmo por seus grandes fãs e por geeks em geral — como é o caso do cantor brentalfloss. Por ser uma das teorias que mais gera frustração e desapontamento entre os jogadores, é ainda mais saboroso debatê-la, confirmando que a história sobre Super Mario Bros. 2 ser apenas um sonho não passa de um mito.

O elemento-chave para contrariar o mito encontra-se na área "The Story of Super Mario Bros. 2" de seu próprio manual de instruções, que conta que, certa noite, Mario teve um sonho muito estranho com uma escadaria enorme a qual subia em direção a uma porta. Do outro lado, Mario confrontou, durante seu sonho, um mundo diferente de tudo o que ele tinha visto: "Subcon, a terra dos sonhos". Em seguida, um Subcon (habitante) envia uma mensagem ao encanador sonolento relatando a dominação de Wart, que conquistara a terra dos sonhos com sua magia. Isso foi seguido por um arrasador relâmpago que desnorteou o bigodudo e o fez perder o equilíbrio, cair e, consequentemente, acordar sentado em sua cama.

Para entender melhor o que havia acontecido, Mario conversou com seus parceiros no game — Luigi, Toad e Princesa Toadstool — sobre o sonho que teve. Mais tarde, a turma vai para as montanhas fazer um piquenique, e, ao chegar, eles notam uma caverna. O que havia lá dentro? Uma escada gigantesca, e, ainda mais especificamente, a mesma que Mario tinha visto em seu sonho. Todos começam a subir as escadas, e encontram aquela mesma porta... e o resto, vou deixar com o próprio manual de instruções: "quando Mario e seus amigos, em temor, abriram a porta, para sua surpresa, o mundo que ele havia visto em seu sonho estende-se perante eles!"Para concluir, provamos que toda a aventura em Subcon aconteceu enquanto os personagens estavam todos acordados — e que jogadores polêmicos não gostam de ler os manuais. A história completa, tal como todo o manual, pode ser lida neste link.

Nota Final
7,0

Super Mario Bros 2 pode não ser um dos seus jogos preferidos da série "Super Mario", mas mesmo assim brilha por trazer novos conceitos e novas jogabilidades, é um jogo curto porem suas diferentes mecânicas  fazem com que o jogo tenha um bom nivel de dificuldade!

Um comentário: