sábado, 27 de outubro de 2012

Super Mario Bros 3 - Uma Análise


Consideramos por muito como o melhor jogo da série Mario de todos os tempos, Super Mario Bros 3 é um exemplo do que um console 8 bits da Nintendo podia oferecer, gráficos, sons e jogabilidade de altíssima qualidade para a época, depois da "confusão" gerada pelas versões diferentes de Super Mario Bros 2, a Nintendo devia um jogo no minimo espetacular para os fãns de Super Mario Bros e ela conseguiu.

É indiscutível o sucesso de Super Mario Bros 3, aparições em filmes, desenhos e séries, citado por várias revistas como um dos melhores e mais influentes jogos de todos os tempos, além de servir de inspiração até hoje para os jogos modernos da série Mario.

Super Mario Bros 3 foi lançado em 1989 no Japão e 1990 no Estados Unidos, vendou mais de 14 milhões de cópias se tornando o jogo individual (sem ser vendido com o console) mais vendido de todos os tempos, na época o jogo serviu inclusive como ideia para brindes para maior empresa de Fast-food do mundo, o McDonald's.

Nas próximas linhas, vamos ver o que fez de Super Mario Bros 3 um enorme sucesso.



Super Mario Bros 3 conseguiu reunir tradição com renovação, é impressionante como o jogo se encontra basicamente nos mesmos moldes de Super Mario Bros e ao mesmo tempo parece tão inovador, Super Mario Bros 3 traz uma jogabilidade nova, graças a vários novos power-ups adicionados ao jogo, como a roupa de sapo,   roupa de guaxinim, dentre outros.









Os gráficos também tem uma imensa melhorada em relação a Super Mario Bros mostrando um potencial gráfico esplendido do console de 8 bits da Nintendo.

As músicas são sensacionais, desde o tema principal, até as fases de bons  o repertorio é incrível  fases com maior agilidade e dificuldade, tem uma música mais agitada, enquanto fases de aguá tem musicas mais calmas.



Velho jogo, mecânicas novas!

Agora o reino do cogumelo possui um lindo mapa, que é divido em 8 mundos, cada mundo possui características, inimigos e até power-ups próprios que normalmente encontramos nele, temos o mundo do deserto, mundo gigante, mundo do céu, mundo do gelo e muito mais.
Mario agora possui também novas formas embaladas pelos novos power-ups:

Raccoon Leaf: É uma folha que dá ao Mario uma fantasia com orelhas e cauda de guaxinim. Sob efeito da Raccon Leaf Mario é chamado de Raccoon Mario, pode usar a cauda para bater em seus adversários, consegue uma queda mais suave ao pular e pode voar. Para voar Mario deve correr até preencher o marcador power depois pular. Mario consegue voar enquanto tiver energia no marcador que vai diminuindo gradativamente.




Frog Suit: É uma fantasia de sapo que dá ao Mario uma enorme facilidade e agilidade para nadar. É conhecido como Frog Mario.





Tanooki Suit: Transforma-o em Tanooki Mario. É como uma versão progredida Raccon Leaf, que dá ao Mario uma fantasia de Tanooki (personagem do jogo, encontrado em Super Mario Sunshine, baseado em um animal chamado Cão-Guaxinim Japonês "Tanuki") que o permite voar e, como esse item é baseado em uma criatura do folclore japonês, também permite que Mario se torne uma estátua deixando-o temporariamente invencível ao apertar a seta para baixo e Y.





Hammer Brother's Suit: É uma fantasia baseada no inimigo Hammer Brothers que permite que Mario, assim como o inimigo que inspira a fantasia, atire martelos contra os adversários. É chamado de Hammer Mario.





Goomba's Shoe ou kuribo's shoe: É uma grande bota verde que Mario veste e assim pode pisar em inimigos que possuem espinhos ou andar sobre superfícies que originalmente o machucariam.Só pode ser conseguida em uma fase ao matar o goomba que está usando ela destruindo um bloco quando ele estiver em cima.



P-Wing: Abreviação para Power Wing transforma Mario em Racoon Mario e faz com que o marcador power que permite o voo fique com carga máxima durante toda a fase.Mas só por uma(o efeito vale se você entrar num cano do mapa).





Jugem's Cloud: É uma nuvem que deve ser usada na tela do mapa, ao usa-la Mario pode passar por uma fase sem precisar joga-la.




Warp Whistle: É uma flauta que leva Mario ao mapa do Warp Zone. Nesse mapa Mario pode selecionar para qual dos mundos do jogo ele deseja avançar. Existem três Warp Whistles em todo o jogo, o uso correto delas permite ao jogador avançar sem jogar vários mundos e terminar o jogo em um tempo muito mais baixo do que o normal. Esse item é baseado no item de mesmo nome da série The Legend of Zelda



Music Box: Uma caixa musical que quando usada altera a melodia do jogo e faz com que os inimigos Hammer Brothers durmam, assim Mario pode passar por eles sem lutar.



Hammer: Um martelo que pode ser usado na tela do mapa para quebrar pedras que bloqueiam o caminho.






Anchor: Obriga a nave de um dos filhos de Bowser ficar parada no mapa, evitando, com isso, que ela voe para lugares onde você não passou no mapa.




O jogo alem de possuir power-ups pra se usar nas fases, tem também power-ups que podem ser usados no mapa, além disso você pode entrar nas casas do Toad pra ganhar mais power-ups e guarda-los em uma lista imensa, além disso existem fases de bônus pra ganhar vidas-extras também.



O jogo possui novos itens pelos cenários que Mario pode interagir, com o botão "P" que transformar moedas em bricks blocks e virce-versa, alem de blocos que caem assim que Mario interage com eles e os famosos "music blocks" que fazem Mario saltar!


Mario agora tem novas habilidades também, Mario consegue carregar objetos, como cascos de tartarugas o que pode ser muito útil pra se proteger de inimigos.








Sobre o mapa do jogo há Hammers Brothers que podem atacar Mario, se Mario passar por eles ou virce-versa resultando em uma fase de desafio, onde Mario deve matar um ou mais deles pra ganhar algum item. Cada mundo possui de 8 a 12 fases, e cada mundo possui uma ou mais fortalezas onde Mario enfrenta Bom Bom, e no final de cada mundo, Mario enfrenta um dos filhos do Bowser em um de seus navios voadores os famosos " Airship".

Modo multiplayer retorna e com novidades.


Depois de dois jogos da série Mario, sem multiplayer, em Super Mario Bros 3 a mecânica volta com tudo,  e melhor ainda, agora alem da aventura principal (sendo que os dois usam o mesmo mapa e cada um passa uma fase), tem a opção de batalha, se Mario entrar na fase passada por Luigi, ou vice-versa eles vão para um campo de batalha, referencia direta a "Mario Bros (1983)", quem vencer ganha seu nome na fase, essa mecânica é bem legal e divertida.



Atenção antes de começar a sessão "Reprovado", quero dizer que foi muito, mas muito dificil mesmo encontrar aspectos negativos em Super Mario Bros 3, tudo que vai ser dito a seguir são apenas detalhes que não atrapalham em nada a ótima experiencia do jogo.

Fases curtas.

A exemplo dos jogos anteriores, as fases em Super Mario Bros 3 são bem menores e você normalmente as termina rapidamente, são raras fases grandiosas, mesmo assim graças ao incrível talento da Nintendo ela consegue colocar segredos em quase todas as fases.


Mundo 3 de Super Mario Bros 3 é o mapa do Japão!


Isso mesmo se você nunca tinha notado, comece a notar agora, o World 3 de Super Mario Bros 3 na verdade é o Mapa do Jpão em 8-bits, fica bem claro que a Nintendo queria fazer uma grande homenagem ao país da empresa e também do criador do Mario Shigeru Myamoto.

Mundo 7 de Super Mario Bros 3 forma 3 canos gigantes.


Olhe bem pra este mapa, não é apenas um mapa, é uma mapa super bem arquitetado, isso mesmo jogador, você que jogou todos estes anos Super Mario Bros 3 e não sabia disso, pode se supreender, o mapa do World 7 de Super Mario Bros 3 forma 3 canos gigantos, não é atoa que o mundo é conhecido como "Pipe Land".

Super Mario bros 3 pode ter sido apenas uma peça teatral.



Princesa ousada na versão americana de Super Mario Bros 3

Existe diversas diferenças entre as versões japonesas e americanas de Super Mario Bros 3, mas a mais curiosa é depois que Mario mata Bowser e salva Pech, na versão japonesa ela apenas diz:
"Obrigado Mario, agora o reino do cogumelo esta em paz novamente"
Na versão americana, porém, ela é mais ousada:
"Desculpe Mario, mas sua princesa esta outro castelo...Ha ha brincadeira. Tchau, tchau!"

É notável a clara referencia que Peach faz a Super Mario Bros.


Nota Final
10



Super Mario Bros 3 é uma verdadeira obra prima dos games, é indiscutível sua qualidade pra um vídeo game de plataforma em 8-bits, cada fase, gráfico e musica foram feitas detalhadamente juntando com uma jogabilidade esplendida  graças a vários power-ups incríveis e vários elementos no qual se pode interagir no cenário. Com tudo isto, Super Mario Bros 3 deixou sua marca para sempre na história dos jogos eletrônicos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nintendo Wii U


Faltam menos um de um mês para o lançamento do novo console da Nintendo, além de representar o possivel inicio da oitava geração de consoles, o video traz muitas novas e interressantes mecanicas a julgar pelos trailer de seus principais jogos de lançamento até o momento, como "New Super Mario Bros U", "Nintendo Land" e "Zombi U", Vamos mostrar nesta postagem as principais novidades que virão no novo console:


Novo controle, novas maneiras de jogar!

A primeira grande novidade que se tem notado no Wii U, é seu controle, ele traz novas e interressantes maneiras de jogar, a tela do Game Pad, como o controle é chamado, além de oferecer uma segunda tela ao jogador, onde ele pode escolher ítens, trocar de habilidades, verificar mapas, possibilita um sitema multiplayer cooperativo muito mais complexo, como vistos nos diversos trailers de "New Super Mario Bros U" e "Nintendo Land".

Além de tudo isto, o novo controle possibilita usar recursos parecidos com os de consoles portateis da empresa, como o 3ds, um destes recursos é você poder continuar jogando o jogo enquanto alguem estiver olhando TV, outro recurso vai ser o modo de interação do novo sistema da Nintendo o "Miiuniverse", até chamada de vídeos será possivel, alem do controle poder interagir com a TV, enviando vídeos e imagens.


Gráficos em HD

Como visto nos diversos trailer da Nintendo, o sistema do Wii U funcionara com gráficos de ponta, em HD, 1080p, os gráficos de jogos que serão lançados junto com o console como NSMBU , Zombi U e Nintendo Land, revelam o espetáculo de gráficos que esta pra vier que não deixam nem um pouco a desejar em relação aos concorrentes.

Com todas estas novidades, não é dificil nem impossível imaginar um console de alta qualidade por parte da Nintendo, nos resta esperar até dia 18 de novembro, que sera seu lançamento e veremos se a promessa foi cumprida.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Super Mario Bros 2 (Madness) - Uma Analise


Super Mario Bros 2 tambem conhecido por "Super Mario Madness" foi o segundo jogo do Mario lançado nos Estados Unidos, se a grande reclamação de Super Mario Bros - The Lost Levels foi a falta de novidades, em Super Mario Bros 2 estas novidades chegam até meio que exageradas. A grande questão é que este jogo é mais um titulo preguiçoso do Mario, ele nada mais é que o jogo "Doki Doki Panic" (que foi lançado apenas para o Japão) só que com todos gráficos modificados por elementos do Mario.
Até ia deixar esta notação para a sessão "Curiosidades", o problema é que não podemos avaliar "Super Mario Bros 2" sem avaliar "Doki Doki Panic", além do mas, só o fato de o jogo ter sido criado em cima de outro jogo já perde muitos pontos, principalmente em criatividade, coisa que os jogos do Mario sempre trazem e em grande estilo.



















Mas mesmo sendo mais um titulo preguiçoso da Nintendo, ele brilha e muito, graças a grande competência da Nintendo.



O jogo é divido em 6 mundos, com 3 faeses em cada mundo, exceto pelo ultimo, em que possui somente duas fases. Você pode escolher entre Mario, Luigi, Peach e Toad para encarar a aventura, as principais "armas" dos jogadores são alguns "nabos", "cebolas", dentre outros plantados pela fase em que você pode arremessar nos inimigos, os personagens podem tambem ultilizar os proprios inimigos pegando eles e atirando em outros, o sistema de vida é bem simples, são corações que conforme você vai pegando cogumelos, vai aumentando-os, quando você tem apenas um coração o personagem dinimiu, mesmo sistema de Super Mario Bros. A estrela também aparece no jogo e funciona da mesma maneria como em Super Mario Bros, o sistema não possui contador de moedas nem o "score".



Os gráficos do jogo são muito lindos, o acabamento dos graficos de cada fase, foram feitos detalhadamente, arvores e plantas dão mais visualidade as fases.
A trilha sonora também é linda de se ouvir, e quando Mario entra no "Submundo" (quando Mario pega uma porta vermelha e entra nela), toca a musica tema de Super Mario Bros, tudo muito lindo de se ouvir e claro, sempre gruda no ouvido!

Melhora significativa da jogabilidade.

Uma melhora significativa na jogabilidade pode ser sentida nos primeiros minutos de jogo, mas esta melhora só vale se você escolhe Peach ou Luigi, Mario e Toad tem a jogabilidade ainda pior que em Super Mario Bros/Super Mario Bros - The Lost Levels, ainda sim, eles são mais rápidos e resbalam menos, o que ajuda e muito.


Novas táticas, novos conceitos que pegaram.

Muitos falam que "Super Mario Bros 2" é a ovelha negra da era "Super Mario Bros", mas pensando melhor, tem muita coisa em Super Mario Bros 2 que inspirou e ainda inspira novos jogos do Mario, pra começar foi o primeiro jogo em que Mario consegue assegurar e atirar coisas.





Super Mario Bros também traz inimigos que apareceriam em vários outros jogos da série, o mais comum é o "Pokey", aquele inimigo que é formado por varias bolas de espetos, ele aparece em quase todos os outros jogos da série Mario Bros. Shy Guys bastante comum em Super Mario Bros 2 aparecem em jogos como "Yoshi Island" e "Super Mario 64", "Birdo" um mini-chefe de Super Mario Bros 2 aparece em vario jogos de esporte da série Super Mario e dá as caras em "Super Mario RPG".



Fora do estilo


Se tem uma coisa que a Nintendo sempre foi boa em fazer, é fazer jogos do Mario, sem perder o estilo principal, até "Super Mario RPG", tem estilo clássico  até os jogos em 3d como "Super Mario 64" apelam pra nostalgia do jogo, mas em Super Mario Bros 2, praticamente nada foi aproveitado dos jogos anteriores, pra uma série que "Mais do Mesmo" é fundamental pra se fazer um jogo bom, Super Mario Bros 2 peca ao tentar inovar!

Cade o modo pra 2 jogadores?

Escolher entre 4 personagens pra jogar, é legal, mas seria mais legal ainda jogando com 2 pessoas, além do jogo ser extremamente curto, jogar sozinho pode ser mais tedioso ainda.




Birdo é macho?!



Talvez a mais surpreendente e a maior curiosidade de Super Mario Bros 2 seja o fato do mini-chefe com um lacinho rosa na cabeça ser macho, isso não é inventação, nem especulação, o próprio manual do jogo fala isso: 

"Ele pensa ser uma garota e gosta de ser chamado de Birdetta. Ele gosta de usar um laço na cabeça e atira ovos de sua boca."

Isso não está incorreto em termos de tradução. Birdo é conhecido como Catherine no Japão, e também em alguns manuais de Wario's Woods. No Japão, Catherine é macho, e gosta de acreditar que é uma fêmea. Assim como Birdo, ele gosta de ser chamado de Cathy como o oposto de seu nome real. A misconcepção de que o personagem é fêmea no Japão se deve ao fato de que Catherine é um nome feminino, mas dificilmente alguém traduziu seu perfil japonês, que diz que ele é macho desde de sua aparição em Doki Doki Panic. Devido a sua natureza, "ele" e "ela" são aceitáveis quando nos referimos à (ao) Birdo.
Em Super Mario Strikes, Birdo tambem é definido como macho, porem em outros jogos como "Super Smash Bros Brawl" seu sexo aparece escrito como "indefinido", que confusão, hein!

Super Mario Bros 2 não é somente um sonho!



Esse é provavelmente o maior erro da série, cometido até mesmo por seus grandes fãs e por geeks em geral — como é o caso do cantor brentalfloss. Por ser uma das teorias que mais gera frustração e desapontamento entre os jogadores, é ainda mais saboroso debatê-la, confirmando que a história sobre Super Mario Bros. 2 ser apenas um sonho não passa de um mito.

O elemento-chave para contrariar o mito encontra-se na área "The Story of Super Mario Bros. 2" de seu próprio manual de instruções, que conta que, certa noite, Mario teve um sonho muito estranho com uma escadaria enorme a qual subia em direção a uma porta. Do outro lado, Mario confrontou, durante seu sonho, um mundo diferente de tudo o que ele tinha visto: "Subcon, a terra dos sonhos". Em seguida, um Subcon (habitante) envia uma mensagem ao encanador sonolento relatando a dominação de Wart, que conquistara a terra dos sonhos com sua magia. Isso foi seguido por um arrasador relâmpago que desnorteou o bigodudo e o fez perder o equilíbrio, cair e, consequentemente, acordar sentado em sua cama.

Para entender melhor o que havia acontecido, Mario conversou com seus parceiros no game — Luigi, Toad e Princesa Toadstool — sobre o sonho que teve. Mais tarde, a turma vai para as montanhas fazer um piquenique, e, ao chegar, eles notam uma caverna. O que havia lá dentro? Uma escada gigantesca, e, ainda mais especificamente, a mesma que Mario tinha visto em seu sonho. Todos começam a subir as escadas, e encontram aquela mesma porta... e o resto, vou deixar com o próprio manual de instruções: "quando Mario e seus amigos, em temor, abriram a porta, para sua surpresa, o mundo que ele havia visto em seu sonho estende-se perante eles!"Para concluir, provamos que toda a aventura em Subcon aconteceu enquanto os personagens estavam todos acordados — e que jogadores polêmicos não gostam de ler os manuais. A história completa, tal como todo o manual, pode ser lida neste link.

Nota Final
7,0

Super Mario Bros 2 pode não ser um dos seus jogos preferidos da série "Super Mario", mas mesmo assim brilha por trazer novos conceitos e novas jogabilidades, é um jogo curto porem suas diferentes mecânicas  fazem com que o jogo tenha um bom nivel de dificuldade!