Talvez uma das maiores revoluções dos jogos tenha sido o "Super Mario Bros", você hoje que esta jogando seu Nintendo Wii ou seu Playstation 2 ou 3 ou ainda seu Xbox, deve estar pensando, mas por quê, um jogo tão simples, seria a revolução dos jogos eletrônicos? É exatamente isso que faz da serie "Super Mario Bros" uma revolução, sua mecânica simples e divertida ao mesmo tempo.
Super Mario Bros foi lançado em 1985, sendo o primeiro grande jogo da Nintendo, é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, mal sabia a Nintendo que estava criando uma saga de enorme sucesso e uma legião de fans, quem não imaginava isso tambem era a empresa "Atari" que na época em nota disse: "É uma loucura fazer jogos com personagens em forma de desenho caminhando por cenários, isto não vai dar certo" e parece que eles estavam errados. Agora vamos analisar este jogo do começo ao fim pra ver o que fez dele um grande sucesso.
História: A história do jogo é simples, Koopa (depois foi renomeado para Bowser) sequestra Peach, Mario vai atrás dela pra busca-la.
Graficos: Não era os melhores graficos da época até "Island" tinha gráficos melhores, sendo lançado 2 anos átras, mas o objetivo do jogo era ser um jogo simples, tanto que Mario só tem chapeu e bigodes pra facilitar todo o processo, e não é que justo este chapeu e bigode que fizeram do Mario famoso. Podemos dizer que os gráficos foram muito bem adaptados pra um jogo da época.
Jogabilidade: A jogabilidade consiste em pular em cima dos inimigos, correr, atirar bolas de fogo, chutar cascos, parece uma aventura emocionante, não? sim, nenhum jogo da época tinha tantas possibilidades, o fato do jogo ser em estágios (fases) tambem agradou os gammers, você ter que criar sua própria estratégia pra conseguir uma vida, por exemplo, sendo acumulando 100 moedas ou atirando um casco em direção de 8 ou mais inimigos, ter em mente que você não pode perder seu cogumelo pois precisara da flor de pogo mais adiante, tudo isso é algo legal, saber que o "gammer" esta no comando do jogo.
Criatividade: Nisso vamos combinar que a Nintendo não popou esforços, um homem que quando come um cogumelo dobra de tamanhã, pegando uma "flor de jogo", pode atirar em bolas de fogo, ou ainda usando uma estrela você ganha invencibilidade, mais criativo impossivel e todos esses itens alem de moedas e vidas extras podem ser coletdos ou quebrando tijolos ou em caixas com um "?".
Dificuldade: A dificuldade do jogo podemos dizer que é média, o que mais dificulta são os pulos imprecisos do Mario, ao saltar por um buraco, você pode cair quando menos espera, ou encostar num inimigo não planejado. Talvez o inimigo mais temido pelos jogadores de "Super Mario Bros", seja o "Hammer Bros", normalmente perecem em dois e atiram martelos pra tudo quanto é canto (não sei os outros, mais era o que eu mais temia).
Trilha Sonora: com uma tilha sonora que agrada e gruda em seus ouvidos, alem de combinar quase sempre com o cenário apresentado, é uma das coisas que mais deixam "Super Mario Bros" um jogo belo.
Caminhos secretos: Outra coisa que deixa o jogo excelente são os caminhos secretos disponiveis no jogo, que foram muito bem escondidos, e muito bem arquequitados e da um gostinho a mais de mistério.
Um jogo em estilo platforma com 32 diferentes fases a completar, uma trilha sonora divina, gráficos bonitos, jogabilidade dinamica tudo isso você encontra em "Super Mario Bros", emoção e diversão, aprender a usar estratégias, aprender vencer desafios é tudo isso que faz Super Mario Bros valer a pena.
Uma das grandes coisas legais de "Super Mario Bros" são os bonus, em quase todas fases há um escondido, seja em um pé de feijão que te leva para o céu, seja dentro de um cano que normalmente te leva a um bonus dentro de uma caverna.
Caçar moedas e power-ups, outro itém que mantem toda dinamica de uma aventura, quebrando blocos de tijolo e caixas supresas, Mario pode explorar os cenarios de diferentes formas, sempre no final de cada estágio ele pega a bandeira, e entra no castelo.
É dificil reclamar de algo do jogo, ainda mas por ser o primeiro da saga, mas vamos la, a primeira coisa a reclamar do jogo é o fato da tela andar junto com Mario durante a fase e você não poder retornar de onde você foi, ou seja esqueça aquele cogumelo, vida extra, moeda, pé de feijão, cano que você deixou pra trás. esqueça mesmo por que o negócio é olhar pra frente (acho que a Nintendo gostava daquele ditado: "Não chore pelo leite derramado").
Outra coisa que Mario peca é na questão de bugs, há varios bugs no jogo, desde, mas nada que atrapalhe o jogo em si.
?Mario estava morrendo na capa de "Super Mario Bros"!
É isso mesmo, antes mesmo de jogarmos Super Mario Bros, Mario ja estava morrendo na capa do jogo, você nunca percebeu isso?
A capa do jogo mostra Mario atirando sua ultima bola de fogo e é evidente que ele caira na lava derretida. Espero que este Mario tenha mais 1 vida extra pelo menos.
?Nuvens são arbustos recoloridos.
Imagem tirado do site "Reino do Cogumelo"! |
Parece que a Nintendo queria fazer um grande jogo que coubesse em um cartucho pequeno e numa brilhante ideia resolver poupar graficos, desenhou os arbustos e recolori-os para formar as nuvens, as goombas tambem parecem que foi feita dos mesmo graficos do cogumelo.
?Mario é um assassino de Toads.
Segundo o manual de instruções do jogo "Super Mario Bros", a história é bem mais sangrenta do que conhecemos. Nele diz que Bowser transformou todos os Toads do Reino do Cogumelo em blocos de tijolos, ou seja, cada vez que você quebra um bloco, você esta matando um Toad, parece que a Nintendo resolveu acabar com esta história "polemica" nos outros jogos da série.
?É possivel ganhar 99 vidas na fase 3-1 do jogo.
Nota Final
10
Um jogo que revolucionou os jogos de plataforma, divertido e simples ao mesmo tempo, com varias fases, passando por vários cenários diferentes, mostrando estratégias de jogabilidade inéditas pra época não podia ficar com uma nota menor, suas pequenas falhas com alguns bugs não atrapalha em nada a grande aventura de "Super Mario Bros"!