2012 foi um ano bastante significativo, o ano em que um sul-coreano surpreendeu o mundo com seu hit "Gangnam Style", e as pessoas acreditaram em um profecia Maia sobre o fim do mundo, mas além de tudo isso tivemos grandes inovações no mundo dos games e nas franquias Mario e hoje mostraremos coisa por coisa que mais se destacou em 2012.
Março 2012: Mario Party 9 e últimos passos do Wii
Desde que a Nintendo anunciou seu novo console o "Wii U" na E3 de 2010, é fato que os lançamentos de jogos foram decaindo aos poucos, Mario Party 9 foi um dos últimos títulos lançados pela plataforma. E apesar do série "Mario Party" ter uma legião de fans por todo o mundo, o jogo foi altamente criticado.
Realmente, é dificil imaginar como a Nintendo pode inovar com uma série que mantem a mesma formula desde o primeiro jogo, lançado para Nintendo 64 em 1997, os pontos mais altos da critica se devem ao fato de que não há nenhum modo convivente para um jogador e esta nova técnica de andar todos os personagens juntos acabou com a estratégia dos jogos anteriores, mas apesar das criticas o jogo teve uma boa venda em relação a leva final de jogos para o WIi.
Maio 2012: Mario Tennis Open chega destruindo!
Enquanto o Wii da seus últimos passos, o console portátil "Nintendo 3DS" ainda esta dando seus primeiros, diferente de Mario Party 9, Mario Tennis Open ja chega aclamado pela critica, com melhorias tanto na parte gráfica, quanto na jogabilidade, alem de trazer um modo convivente para um jogador.
A série que sempre foi sucesso desde seu primeiro titulo para o Nintendo 64, chega ao 3DS com belíssimos gráficos tridimensionais, dando mais precisão aos comandos, mas não se empolgue, a novidade 3D não é tão inovadora quanto foi em "Super Mario 3D Land". Outra grande novidade é um modo para apenas um jogador, que pode usar a bola e a raquete pra acumular pontos usando fases do jogo "Super Mario Bros (1985)", essa modalidade faz com que o game não se torne chato para apenas um jogador.
Agosto 2012: New Super Mario Bros 2 chega com uma chuva de criticas moedas e Nintendo 3DS XL pega carona.
Mesmo dividindo vários prêmios ao redor do mundo com "New Super Mario Bros U" como melhor jogo de plataforma do ano por varias revistas e sites de jogos, New Super Mario Bros 2 chegou com muita critica ao mercado, por ser muito parecido com seus antecessores: "New Super Mario Bros Wii" e "New Super Mario Bros", e por não trazer nenhuma novidade significativa. Mesmo assim ainda teve seus momentos de glória, o uso de alguns elementos clássicos no jogo deram aquele ar de nostalgia ao jogo, fora a "Flor de ouro" e a conquistas por moedas que da um folego maior ao jogo, lembrando também que New Super Mario Bros 2 foi o primeiro jogo da Nintendo a ter DLC, foram lançadas 8 DLC'S pra New Super Mario Bros 2, por estas e outras apesar da grande critica, New Super Mario Bros 2 merece ser um dos grandes destaques do ano.
Criticas foi o que não faltou para o "Nintendo 3DS XL", lançado junto com "New Super Mario Bros 2", ele possui tela 90% maiores que o 3DS convencional e também não reflete claridade. Mas as criticas ficam com relação ao analógico adicional, por que raios a Nintendo não colocou o analógico adicional nesta nova versão? Até por que este novo modelo custa 30% mais caro que o anterior, era mais do que justo ela colocar esta função junto!
Outubro 2012: Paper Mario Stickers Star: Quem precisa de 3D? E quem precisa lutar?
Paper Mario Sticker Star mostra mais uma vez a criatividade da Nintendo na série de papel do Mario, desvendar enigmas, vencer chefes e agora tudo isso requintado com a grande novidade "os stickers", em vez do sistema RPG dos jogos anteriores, Sticker Star traz adesivos para se usar nas batalhas, mas aí entra um pequeno problema, sem a necessidade de upar level, isso pode fazer com que as pessoas fujam das lutas, e não aproveitem o recurso inovador deste sistema.
Por outro lado apesar dos gráficos 3D não terem praticamente utilidade alguma no jogo, eles deixam o visual do jogo bastante encantador, afinal quem precisa de 3D? Por estas e outras Paper Mario Sticker star foi um grande destaque deste final de ano.
Novembro 2012: New Super Mario Bros U chega apresentando as funções do Wii U!
Por outro lado apesar dos gráficos 3D não terem praticamente utilidade alguma no jogo, eles deixam o visual do jogo bastante encantador, afinal quem precisa de 3D? Por estas e outras Paper Mario Sticker star foi um grande destaque deste final de ano.
Novembro 2012: New Super Mario Bros U chega apresentando as funções do Wii U!
Novembro de 2012 chega a hora que todos esperavam, o lançamento do novo console da Nintendo: "Wii U", para mostrar tudo que o vídeo game pode oferecer. Pra começar vemos pela primeira vez "Super Mario" em HD, e o resultado é no minimo encantador, os gráficos com mais efeitos de luz e sombra. O mais legal é que a Nintendo aproveita esta resolução para criar brincadeiras muito legais, realmente não há inovação nenhuma na jogabilidade, mas a criatividade da Nintendo em usar os recursos potenciais dos gráficos são incríveis!
Além disso, o jogo da uma amostra das funções do Game Pad, da pra jogar apenas pela telinha do controle, dispensando a TV, no modo multiplayer, alem de jogar de 4 pessoas na mesma fase, é possível adicionar um quinto jogador, que com o controle Game Pad pode criar plataformas para atrapalhar ajudar os outros jogadores, alem de poder detonar inimigos com as pontas dos dedos. Além de tudo isso tem o Miiuniverse que funciona como uma especie de rede social no mapa do jogo, deixando tudo mais interativo.