segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Super Mario, Wii U e 3DS.



2012 foi um ano bastante significativo, o ano em que um sul-coreano surpreendeu o mundo com seu hit "Gangnam Style", e as pessoas acreditaram em um profecia Maia sobre o fim do mundo, mas além de tudo isso tivemos grandes inovações no mundo dos games e nas franquias Mario e hoje mostraremos coisa por coisa que mais se destacou em 2012.

Março 2012: Mario Party 9 e últimos passos do Wii




Desde que a Nintendo anunciou seu novo console o "Wii U" na E3 de 2010, é fato que os lançamentos de jogos foram decaindo aos poucos, Mario Party 9 foi um dos últimos títulos lançados pela plataforma. E apesar do série "Mario Party" ter uma legião de fans por todo o mundo, o jogo foi altamente criticado.

Realmente, é dificil imaginar como a Nintendo pode inovar com uma série que mantem a mesma formula desde o primeiro jogo, lançado para Nintendo 64 em 1997, os pontos mais altos da critica se devem ao fato de que não há nenhum modo convivente para um jogador e esta nova técnica de andar todos os personagens juntos acabou com a estratégia dos jogos anteriores, mas apesar das criticas o jogo teve uma boa venda em relação a leva final de jogos para o WIi.

Maio 2012: Mario Tennis Open chega destruindo!




Enquanto o Wii da seus últimos passos, o console portátil "Nintendo 3DS" ainda esta dando seus primeiros, diferente de Mario Party 9, Mario Tennis Open ja chega aclamado pela critica, com melhorias tanto na parte gráfica, quanto na jogabilidade, alem de trazer um modo convivente para um jogador.

A série que sempre foi sucesso desde seu primeiro titulo para o Nintendo 64, chega ao 3DS com belíssimos gráficos tridimensionais, dando mais precisão aos comandos, mas não se empolgue, a novidade 3D não é tão inovadora quanto foi em "Super Mario 3D Land". Outra grande novidade é um modo para apenas um jogador, que pode usar a bola e a raquete pra acumular pontos usando fases do jogo "Super Mario Bros (1985)", essa modalidade faz com que o game não se torne chato para apenas um jogador.

Agosto 2012: New Super Mario Bros 2 chega com uma chuva de criticas moedas e Nintendo 3DS XL pega carona.





Mesmo dividindo vários prêmios ao redor do mundo com "New Super Mario Bros U" como melhor jogo de plataforma do ano por varias revistas e sites de jogos, New Super Mario Bros 2 chegou com muita critica ao mercado, por ser muito parecido com seus antecessores: "New Super Mario Bros Wii" e "New Super Mario Bros", e por não trazer nenhuma novidade significativa. Mesmo assim ainda teve seus momentos de glória, o uso de alguns elementos clássicos no jogo deram aquele ar de nostalgia ao jogo, fora a "Flor de ouro" e a conquistas por moedas que da um folego maior ao jogo, lembrando também que New Super Mario Bros 2 foi o primeiro jogo da Nintendo a ter DLC, foram lançadas 8 DLC'S  pra New Super Mario Bros 2, por estas e outras apesar da grande critica, New Super Mario Bros 2 merece ser um dos grandes destaques do ano.

Criticas foi o que não faltou para o "Nintendo 3DS XL", lançado junto com "New Super Mario Bros 2", ele possui tela 90% maiores que o 3DS convencional e também não reflete claridade. Mas as criticas ficam com relação ao analógico adicional, por que raios a Nintendo não colocou o analógico adicional nesta nova versão? Até por que este novo modelo custa 30% mais caro que o anterior, era mais do que justo ela colocar esta função junto!

Outubro 2012: Paper Mario Stickers Star: Quem precisa de 3D? E quem precisa lutar?






Paper Mario Sticker Star mostra mais uma vez a criatividade da Nintendo na série de papel do Mario, desvendar enigmas, vencer chefes e agora tudo isso requintado com a grande novidade "os stickers", em vez do sistema RPG dos jogos anteriores, Sticker Star traz adesivos para se usar nas batalhas, mas aí entra um pequeno problema, sem a necessidade de upar level, isso pode fazer com que as pessoas fujam das lutas, e não aproveitem o recurso inovador deste sistema.

Por outro lado apesar dos gráficos 3D não terem praticamente utilidade alguma no jogo, eles deixam o visual do jogo bastante encantador, afinal quem precisa de 3D? Por estas e outras Paper Mario Sticker star foi um grande destaque deste final de ano.

Novembro 2012: New Super Mario Bros U chega apresentando as funções do Wii U!



Novembro de 2012 chega a hora que todos esperavam, o lançamento do novo console da Nintendo: "Wii U", para mostrar tudo que o vídeo game pode oferecer. Pra começar vemos pela primeira vez "Super Mario" em HD, e o resultado é no minimo encantador, os gráficos com mais efeitos de luz e sombra. O mais legal é que a Nintendo aproveita esta resolução para criar brincadeiras muito legais, realmente não há inovação nenhuma na jogabilidade, mas a criatividade da Nintendo em usar os recursos potenciais dos gráficos são incríveis!

Além disso, o jogo da uma amostra das funções do Game Pad, da pra jogar apenas pela telinha do controle, dispensando a TV, no modo multiplayer, alem de jogar de 4 pessoas na mesma fase, é possível adicionar um quinto jogador, que com o controle Game Pad pode criar plataformas para atrapalhar ajudar os outros jogadores, alem de poder detonar inimigos com as pontas dos dedos. Além de tudo isso tem o Miiuniverse que funciona como uma especie de rede social no mapa do jogo, deixando tudo mais interativo.



domingo, 23 de dezembro de 2012

Uma nova era: "Games Yahoo"!



Dia 21/12/2012 se passou e o mundo não acabou, há quem acredite que na verdade entramos em uma nova era. Não sei se realmente entramos em uma nova era, mas o blog "Criatividade, diversão e loucura" entrou, agora renomeado para "Games Yahoo".

Antes de mais nada irei explicar o surgimento do nome. Muitos devem estar se perguntando "Por quê Yahoo"? Não, não tem nada haver com o site "Yahoo Respostas", a palavra "Yahoo" na verdade é uma frase muito usado nos jogos do Mario, desde Super Mario 64 (1996) pra Nintendo 64, que inclusive será nossa próxima analise, sim continuaremos com as analises, como explicarei a seguir.

Com este novo nome quero mudar o conteúdo do blog, não para games e músicas, mas agora apenas para Games, mas não se empolgue, você não vai encontrar aqui segredos de todos os jogos, o blog será voltados para jogos do Mario ou relacionados, com dicas, truques, analises e segredos.

A reforma esta apenas começando nos próximos dias melhorarei a navegação do blog, as cores e o plano de fundo. Muito obrigado a atenção de todos.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Segredos de franquias famosas da Nintendo!



Enquanto rola nossa reforma, vai aí uma grande dica assista aos vídeos de Tomás Fortes que possui um canal no YouTube onde tem publicado uma série de vídeos intitulada "Segredos dos Games", onde mostra segredos de várias séries da Nintendo. Em sua quinta edição, seu vídeos já abordaram segredos do Mario, Donkey Kong, The Legend Of Zelda e Pokemon e pelo visto não deve parar por aí, pois ele prometeu que viria com mais vídeos e segredos, abaixo você confere os 5 vídeos já publicados.






terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Blog passando por reforma


Pessoal, ta aí uma postagem pra avisar que o blog passará por uma pequena reforma e ficara sem postagem por alguns dias, enquanto isso olhem as postagem antigas, que são muito boas!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Super Mario World - Uma analise




Super Mario World também conhecido como "Super Mario Bros 4" no Japão  com certeza é um dos jogos mais populares de todos os tempos, isso se deve ao fato do extremo sucesso do console "Super Nintendo" lançado em 1990 e que trouxe "Super Mario World" junto pra demonstrar tudo que o console de 16 bits podia oferecer. 

Mas não foi apenas isto que fez de Super Mario World um jogo tão popular e também de um enorme sucesso, um excelente level design que além de trazer referencias aos jogos anteriores trazia um ar de liberdade não presente nos outros jogos da série, um mapa fantástico e uma trilha sonora aguçada, tudo isto contribuíram para o sucesso do jogo, e o mais engraçado é que Super Mario World é um dos jogos  mais simples do Super Nintendo.

Super Mario World vendeu 30 milhões de cópias, se tornando um dos jogos compostos (vendidos juntamente com o console) mais vendido de todos os tempos, além de ser inspiração pro surgimento de várias franquias como "Donkey Kong Country".



Super Mario World possui um dos melhores "levels designers" de todos os tempos, ao mesmo tempo que as fases lhe proporcionam um certo desafio te dão um ar de liberdade, pois você pode interagir com elementos e power-ups pra driblar a dificuldade, elementos com o botão "P", agora podem ser carregados e apertados aonde você desejar.

O mapa é incrível  é impressionante a criatividade da produtora pra colocar segredos no mapa e fases secretas, o jogo possui 7 mundos, normalmente em um mundo só você encontra diversos tipos de fase, mesmo alguns serem dentro de cavernas e até em uma floresta, uma pena que não há elementos de interação no mapa, mesmo assim isto não atrapalha em nada o jogo.

Há tambem 2 mundos especiais no jogo, que podem ser acessados a qualquer momento. Uma grande novidade de Super Mario World é o fato do jogador poder ir na mesma fase diversas vezes, o que realça o ar de liberdade do jogo, alem disto o jogador pode escolher que caminho seguir, não é obrigado a passar todas as fases e ha várias maneiras de se chegar ao castelo final.


Diversos elementos, jogabilidade incrível!

É incrível a evolução na jogabilidade, de Super Mario Bros até Super Mario World, movimentos mais precisos, pulos menos incertos habilidades aperfeiçoadas, o jogo traz toda uma reformulação da era de Super Mario Bros, e novos itens que veremos a seguir:


Cape Feather: Uma espécie de pena que dava a Mario uma habilidade de voar, e quanto mais se praticava, mais podia voar, pois ela possuia um sistema de "para-quedas", que fazia Mario planar no ar, alem de poder dar um "estouro" no chão.

P-Balloon: Faz Mario virar uma especie de "bexiga", fazendo com que voe no ar com muita facilidade, porem só dura alguns segundos.

Yoshi Coin: Uma moeda inspirada no nosso amigo Yoshi, ao coletar 5 delas em uma fase, o jogador consegue um vida-extra.

 Yoshi’s Wings: É um par de asas semelhantes as que as "koopas" usam, só pode ser usada pelo Yoshi, que quando pega elas, se teletransporta para os céus e fica de coloração azul (mais adiante falarei sobre Yoshi e suas colorações).



P-Switche Cinza: A P-Switch cinza transformará alguns inimigos (como os Spines), em coins prateados. Eles agem em um período de tempo, depois, o efeito acaba.

3-Up Moon:Adquirindo, terá três vidas extras. Há 7 em todo o jogo, cada uma em um mundo, normalmente se encontram muito bem escondidas.

Novo e importante personagem.


Super Mario World trouxe o que seria um dos maiores e mais populares personagens da Nintendo, o dinossauro amigo do Mario "Yoshi", sua aparição em Super Mario World foi tão significativa e fez com que o publico tivesse um carisma pelo personagem.
Os Yoshi's são encontrados em boa parte das fases em coloração verde, mas podem ser encontrados em mundos especiais em outros cores:

 Yoshi Verde: É o mais comum dos Yoshi's, são encontrados por toda a parte, não tem nenhum poder especial, só quando engole um casco, o verde ele só cospe, o amarelo ele da um estouro no chão, o vermelho ele solta fogo e com o azul ele pode voar.

 Yoshi Amarelo: É encontrado na "Star Road", normalmente na forma de "Baby Yoshi" este Yoshi possui a habilidade de dar um estouro no chão ao engolir qualquer casco de tartaruga.

 Yoshi Azul: Também é encontrado na "Star Road" normalmente na forma de "Baby Yoshi", mas o Yoshi verde pode se transformar nele ao usar a "Yoshi Wing", possui a habilidade de voar ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi Vermelho: Também é encontrado na "Star Road" normalmente na forma de "Baby Yoshi", possui a habilidade de cospir fogo ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi traz um sentido a mais pro jogo, pelas variações de cores funcionarem como power-ups.


Mapa fantástico e segredos mil.

Super Mario World foi o primeiro jogo da série a trazer fases com 2 saídas  uma normal e outra secreta, com a ajuda de um mapa fantástico  estas fases faziam você avançar com precisão, pegar atalhos e ativar os blocos de exclamação. 

O mapa foi muito bem construído  com grandes atenção aos detalhes, usando praticamente toda a área do jogo, o que garantia inúmeras horas de jogo, ainda mais para jogadores iniciantes, era uma grande introdução na franquia. Só uma pena que o modo batalha para 2 jogadores introduzido em "Super Mario Bros 3" não tenha continuado.








Muitos bugs

É indiscutível a infinidade de "bugs" em Super Mario World, alguns sprites não foram muito bem trabalhados como o botão "P", era possível com a ajuda de um Yoshi duplicar seu poder, alem disso não são raras as vezes em que um bloco faz você entrar dentro da parede. Outro bug muito comum no jogo é você chegar no final da fase e o "goal" simplismente desaparecer do nada.

Outra coisa que foi sentida por alguns jogadores é o fato de fases terem menos de 5 "Yoshi Coins", ha fases que inclusive não tem nenhuma delas, o que frusta alguns jogadores (este erro foi corrigido na versão para o "Game Boy Advance denominada de "Super Mario Advance 2").

Nota-se no entanto que estas falhas de Super Mario World são devido ao fato de ser o primeiro jogo de Super Nintendo, assim como aconteceu em Super Mario Bros, são falhas pequenas e dificilmente atrapalham em algum momento da jogatina





O mistério por trás de Sunken Ghost Ship


Uma das fases mais obscuras da série Mario é o Sunken Ghost Ship (ou Misterioso Navio Afundado, de acordo com a Super Mario Wiki). Mas o que poucos sabem é que esta fase mantém uma grande relação com o jogo anterior,Super Mario Bros 3.

Para começar, o jogo é conhecido no Japão como Super Mario Bros 4: Super Mario World (スーパーマリオブラザーズ 4:スーパーマリオワールド ou Suupaa Mario Buraazu 4: Suupaa Mario Waarudo). Segundo o jogo, depois dos acontecimentos de Super Mario Bros. 3, Mario, Luigi e Peach resolvem tirar férias numa ilha tropical. Porém, Bowser reúne seus filhos (os Koopalings, importados diretamente de Super Mario Bros. 3) para novamente causar problemas aos encanadores.

O Sunken Ghost Ship, encontrado na entrada do Vale do Bowser (Valley of Bowser) nada mais é do que um dos Dirigíveis (Airships) que Mario visitou para tentar recuperar as Varinhas Mágicas (Magic Wands) em sua última aventura.











Na primeira parte da fase, você explora o convés do navio, com os mesmos Bill Blasters tentando te detonar. Ao entrar no cano, você estará numa área nunca antes vista. Seria o equivalente à área onde a tripulação se localiza. Daí o motivo de tantos Boos: o dirigível afundou e a tripulação se transformou em Boos (em outras palavras, morreu todo mundo).

 A última área é a equivalente da área onde enfrentamos o chefe das Fortalezas originais — geralmente um Boom Boom. Porém, como a nave foi afundada, esta área está na horizontal. No fim, podemos notar uma Bola "?" (ou ? Ball), que, assim como no jogo anterior, é o item que se deve adquirir para progredir.






Super Mario World teve uma versão beta


Super Mario World é um grande clássico do SNES criado no início da década de 90, e particularmente ele foi muito importante para nós, digamos que se esse jogo não existisse, esse blog provavelmente não existiria também. 

Porém o que muita gente não sabe é que esse jogo teve uma versão BETA, como vários jogos também tiveram, que diferenciava bastante da versão final.Apesar de não existirem boas imagens do BETA, podemos ter uma ideia de como era a ideia inicial desse clássico. As cores do jogo seguiam o padrão de cores do NES, ganhando cores mais vivas quando o jogo foi finalizado para SNES.






A tela inicial lembra bastante a da versão final, porém junto com o título "Super Mario World" encontramos escrito "Super Mario Bros". Também podemos ver que Yoshi está presente na ideia inicial do jogo. Super Mario Bros 3 foi o primeiro jogo do Mario que continha mapa, porém eram vários mapas separados. Em Super Mario World a ideia era ter um mapa único, com fases espalhadas por ele, espalhadas de um jeito um tanto bagunçado aliás. Isso era planejado desde aquela época, eles criaram uma ilha com formato de cogumelo, onde Mario passava pelas fases e abria novos caminhos. Como todos sabemos essa ideia foi mantida na versão final, porém com um mapa mais trabalhado e com caminhos secretos. Olhando o mapa podemos perceber também que a casa do Toad estaria no jogo, sendo removida futuramente e provavelmente substituida pela casa do Yoshi.




Foram mudadas também a Flor de Fogo, ela seguia o padrão clássico da série Super Mario Bros. Raccon Mario também estaria presente no jogo, no fim foi trocado pela capa amarela. A finalização do visual de Mario e dos personagens melhorou, porém eu ainda prefiro os Goombas da versão beta que se pareciam mais com os clássicos. Existia também uma espécie de moedas maiores, que provavelmente serviram de inspiração para criarem as Moedas Dragão. Os Koopalings e o Magikoopa também aparecem nas imagens.



Nota Final
10



 Super Mario World é o clássico dos clássicos  não somente em popularidade, mas em sucesso e enredo, ao mesmo tempo que se mantem fiel a formulas dos jogos anteriores da série consegue mostrar uma infinidade de novidades, além de servir de inspiração até hoje para jogos de plataforma.